Quando projectos de Pré-Escolar se transformam em Cultura

Cachecol que Agasalha Portugal, um projecto que foi além fronteiras.

Nos últimos tempos tenho percebido que sou uma privilegiada porque conheço vários educadores de infância que são extraordinários. Hoje vou falar-vos sobre a Lina Nascimento! A escola pública está cheia de bons exemplos, falemos tanto deles como do que não corre bem.

A Lina é uma daquelas pessoas que Ama o que faz, coloca carinho, amor e nunca tem dúvidas de que vai atingir os objectivos que determina com os seus alunos. Nunca trabalha  sem o envolvimento REAL das famílias e da comunidade que a rodeia.
Este projecto que está Exposto na Fortaleza de Sagres é exemplo disso. Começou por ser proposto aos Pais no início do ano letivo 2016/2017 que fizessem um cachecol que passasse por todas as casas e que conseguisse “agasalhar” todos os meninos da Sala. Antes do Natal conseguiu o objectivo com a  contribuição de todos.
Uma manhã, algo extraordinário aconteceu. Uma parelha de velhotas toca à campainha do Jardim de Infância com vários metros de cachecol debaixo do braço.


“Dona Lina, ouvimos dizer que estava a fazer um cachecol e queremos participar. Podemos deixar este que já fizemos?” Maravilha, a comunidade bateu à porta da escola e quer colaborar!
A partir daí foram avós de França, Luxemburgo, tios e tias de vários países da Europa a enviar cachecol. Há peças vindas de todos os distritos de Portugal e das Ilhas. Nas vilas em redor organizaram-se tardes de tricot com bolos e chás edeixaram de haver idosos isolados nas suas casas. Do Lar receberam várias visitas, sempre com muitos metros de lãs tricotadas com Amor.

São 3800 metros de cachecol feitos por mãos velhas, novas, meninos, meninas que falam várias línguas.

Cachecol que está transformado no mar rebelde de Sagres,  em barco e rosa dos ventos construída pelas mãos pequeninas dos alunos da Vila do Bispo. Há lugares que convidam a tricotar a quem vista a exposição. É dinâmica, viva e está espalhada por vários espaços.

Poderíamos ficar por aqui, mas não dá! A Lina é Educadora Financeira para Crianças, é muitas vezes convidada para ir ao Brasil falar dos projectos que realiza na “SUA” Sala, sendo caso de estudo por conseguir envolver a comunidade desta forma e transformar a sua Equipa e os Pais nos seus vários braços direitos. A Lina já escreveu um livro. Podem ver mais sobre esta parte do seu trabalho em  linanascimento.com

Os projectos são sempre bonitos de se ver, mas a relação que constrói com os seus alunos é profunda e transformadora para as suas aprendizagens e crescimento. Não há desafio, questão ou diferença posta de lado. Os problemas dos seus alunos são para resolver e não para fazer de conta que não existem.

A Lina conhece-me desde que nasci. Ela foi a minha Educadora de Infância. Ainda me lembro do projecto sobre o Espaço da sala 5 que vivi há quase 30 anos. Quando era pequena sempre disse que queria ser Educadora de Infância, acabei por trilhar outros caminhos por alguns anos. Voltei a esta paixão da educação.

Acredito que a Educadora Lina foi e ainda é determinante na forma como sonho e quero estar na Educação.

Obrigada Lina pelo que me continuas a ensinar.
Obrigada Lina por me mostrares que é possível fazer diferente na escola pública. És uma das razões porque continuo a acreditar que podemos melhorar a escola.
Obrigada Lina por contribuires na prática para o trabalho de equipa entre a escola, os pais e restante comunidade.
Obrigada por agarrares estas oportunidades, mesmo que não consigas dormir à noite, para que o Mundo possa ver o maravilhoso que é trabalhar com as crianças.

________________________________________________________________________________

Autor: Juliana Barroso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.